MAPA DO SITE

Copyright  - Todos os direitos reservados; 2019™ - GM7 Educação Corporativa

    Você já parou para pensar alguma vez em quê você gostaria de fazer sucesso?
    Existe uma grande parcela de pessoas que assiste a TV e escolhem um artista, logo dizem que querem ser como o ator fulano, o apresentador cicrano, o jogador beltrano… agora pergunte a essas pessoas se alguma vez fizeram um curso de teatro, se quis fazer uma faculdade de jornalismo ou se tem treinado bastante para fazer tanto sucesso quanto aquele jogador que admiram.

O hábito de definir bem o que você quer

    É normal as pessoas desejarem ser bem sucedidas na vida, mas muitas não sabem nem por onde começar, ou se sabem, é por ingênuo medo de errar. E ainda tem aquelas pessoas que esperam tudo acontecer casualmente. Estas últimas são aquelas que estão à mercê da maré do cotidiano, qualquer coisa que apareça, ficam satisfeitas. Tem um sonho, mas não fazem nada para conquistar tal façanha. Pessoas que não têm coragem de pagar o preço alto do sucesso.

    Essas pessoas nunca pararam para pensar e descobrir qual é a sua real vocação, em que são realmente bons. Algumas descobrem, mas se perdem no caminho, não estabeleceram uma tática, a estratégia para alcançar a vocação almejada.

    Para você entender melhor ainda a importância de ter objetivos bem definidos e o hábito de voltar-se sempre a ele, vale ressaltar uma diferença entre os Estados Unidos da América e o Brasil. Os americanos só tiveram uma única constituição federal, com característica extremamente expansionista, difunde um grande objetivo à sua nação: ser a numero Um do mundo.

    No Brasil, a única vez na história que sabíamos o nosso objetivo foi  com o presidente Jucelino Kubitschek de Oliveira, com a ousada campanha de desenvolver o Brasil 50 anos em 5 anos somente. E foi o que aconteceu, construindo a moderna capital brasileira, com uma arquitetura arrojada e até hoje encantadora.

    Se você deseja ser um vencedor na vida, é isso que você precisa: ter o Hábito de definir bem o que você quer – começar com o objetivo em mente. Stephen R. Covey, em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” também sugere o mesmo. Que comece a se preparar colocando uma imagem pessoal, um quadro, um filme, enfim, algo que represente como gostaria de ser, aonde gostaria de chegar, uma imagem em que você já será um grande vencedor, que torne-a uma referência ou critério a partir do qual todo o resto será examinado, se é para esse destino que está caminhando.

    Começar com o objetivo em mente significa ter uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está indo, de forma que compreenda melhor onde está agora e dar os passos sempre na direção correta.

  Então procure saber aonde VOCÊ quer chegar. Encontre uma imagem, ou até crie essa imagem mostrando exatamente o que quer, por exemplo, se o que quer é uma camionete cabine dupla completa, na cor preta, procure uma dessas e peça para tirar uma foto com ela – pode parecer brincadeira, mas é muito sério e poderosa essa ferramenta. Faça uma reflexão sobre tudo o que você gosta de fazer, em que você é realmente muito bom, o que você faz de melhor.

    Veja outras dicas:

  • Faça uma análise: das coisas que você gosta de fazer, o que realmente é possível cumprir;
  • Organize as atividades que ficaram por ordem de prioridades – o quê você mais gosta e se destaca;
  • Avalie agora se você pode realizar tudo ou se uma atrapalha a outra;
  • Descubra quais as atividades que você pode trabalhar e colocar em prática aquilo que gosta;
  • Descrever detalhadamente cada uma delas e escolha a que seja para você mais conveniente;
  • Defina prazos para acompanhar a evolução de cada realização que conseguir;
  • Coloque em prática as ações necessárias para alcançar cada objetivo;
  • E a cada meta ou objetivo conquistado, lembre sempre de comemorar, isso inclui até falando para alguém o que você já conquistou e o que ainda quer conquistar.



* Genilson Mariano, é formado em Turismo pela Univ. do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, e Pós-graduado (MBA) em Gestão de Pessoas. Tem ministrado palestras motivacionais e treinamentos in Company. É professor atuante no Eixo de Gestão no SENAC-Goiás, professor universitário,  Escritor e Pesquisador sobre o porque algumas pessoas alcançam o sucesso e outras não.

Contato: mariano@genilsonmariano.com.br