MAPA DO SITE

Copyright (C)   - Todos os direitos reservados; 2013-2020™ - GM7 Educação Corporativa

EDUCAÇÃO: O desafio dos 3 saltos

"Mais vale 3 passarinhos na mão do que 30 voando!" 

  A cada ano os desafios e prioridades para a educação - seja no município ou somente na unidade escolar são tantos que nos vemos tendo que escolher no segundo semestre quais ficarão de fora da execução. Nem sempre aquele projeto que daria um grande salto no crescimento escolar, que melhoraria o aprendizado e o clima entre os educadores é implementado.

  Por isso, desafio você professor, supervisor/coordenador pedagógico, gestor escolar a escolher 3 grandes saltos, prioridades que você considera fundamental para sua escola ou para a educação municipal, em 2020.

  Apresento aqui resumidamente 3 sugestões para que você inclua no seu projeto.  Sugestões que estão entre os fatores em comum à escolas que tem se destacado no cenário nacional com melhores avaliações pelo MEC.

1.     MAIS PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PLANEJAMENTO: Quando as pessoas participam do planejamento, aumenta o engajamento para o sucesso do projeto. Além é claro, da maior possibilidade de surgir ideias criativas e inovadoras. Como sua escola pode aumentar a participação da comunidade escolar nas reuniões de planejamento?

2.     MAIS INTERAÇÃO ESCOLA & COMUNIDADE - Nem sempre uma boa aula está centrada na sala de aula. Todo ano entre os premiados pelo "Prêmio Educador nota 10" são destacados diversos projetos em que a escola vai até a comunidade ou a traz à escola. Sabemos da dificuldade em trazer os pais até mesmo nas reuniões de pais. A escola precisa marcar mais presença na comunidade para que o contrário também aconteça. Lembro que minhas aulas mais memoráveis  foram fora de sala. Ainda hoje vemos nas margens do Rio das Mortes, em Nova Xavantina-MT, ajudando conter uma erosão, um pé de Anjico, árvore que plantei no início no ensino médio, a partir de uma aula de biologia, em parceria com a comunidade.

3.     ALUNOS MOTIVADOS APRENDEM MELHOR - numa pesquisa americana diz que um aluno motivado até mesmo de uma escola pública mediana pode ter um desempenho igual ou melhor do que um aluno desmotivado de uma grande escola privada. Os educadores precisam então conhecer melhor e ajudar seus alunos a encontrar um propósito, um motivo para que eles queiram entender mais sobre algum assunto. Mostrando que o que aprendem na escola vão ajudá-los a resolver problemas reais na juventude ou na vida adulta. A Fundação Lemann, pesquisou sobre o papel da escola na vida dos jovens, e concluiu que "existe uma grande desconexão entre os conhecimentos e as habilidades exigidas na vida adulta e o que é ensinado na escola." Independente se estamos falando de ensino fundamental ou médio, é preciso desenvolver projetos que levem em consideração a motivação dos alunos.

 

  Essas 3 sugestões podem ajudar sua escola a dar um, aliás, 3 saltos para um ano melhor, uma escola mais forte e aprendizagem mais significativa. Parafraseando o ditado popular, Mais vale 3 projetos implementados, do que 30 bons projetos "voando" nos papeis por ai. Com certeza, os 3 permitirão saltos maiores para uma educação muito melhor.

Sucesso e até a próxima! 

 

* Genilson Mariano é Diretor da GM7 Educação Corporativa, especialista em motivar equipes, tem ministrado treinamentos e palestras pelo Brasil, há 9 anos. Especialista em Gestão de Pessoas e Docência Universitária, tem formação em Coach com certificação internacional. Escritor, autor do livro "Prepare-se para Vencer!" , ex-professor do SENAC-Goiás, e atualmente é professor nos cursos superiores e de pós-graduação na Faculdade Católica de Anápolis. Site: www.genilsonmariano.com.br | @PalestranteMariano