MAPA DO SITE

Copyright (C)   - Todos os direitos reservados; 2013-2020™ - GM7 Educação Corporativa

Equipe engajada gera empresa turbinada

     Assim como em um carro turbinado, que possui o sistema turbocompressor para dar mais força ao veículo, você vai ver agora que existem as empresas turbinadas, e a responsável por essa força extra à empresa é a própria equipe, que precisa do ingrediente chamado engajamento que é desenvolvido pela liderança da empresa.

     Tenho conhecido diversas empresas que se destacam pelo engajamento e outras que me procuram para ajudar a engajar a equipe nos desafios da empresa.

     Os gestores tem confundido muito a motivação e o engajamento, e cobram da equipe a missão de se engajar pela empresa. A motivação está ligada à emoção da recompensa pelo esforço extra, um motivo pelo qual a equipe age. Já o engajamento está ligado ao compromisso emocional e intelectual do trabalhador em mostrar alto desempenho, ou seja, se ele sabe exatamente o que deve ser feito na empresa,  como fazer e porque deve ser feito, ai ele se engaja para entregar o melhor trabalho.

     E os empresários reclamam da dificuldade em contratar profissionais, não só pela falta de qualificação profissional mas também pessoal, tal como valores, atitudes e o baixo nível de engajamento dos profissionais. “Poucas pessoas tem vestido a camisa, se comprometido com o sucesso pessoal e com a empresa, passam por uma miopia e só enxergam a carreira a curto prazo.” diz o empresário do ramo de pizzaria Gilberto Seabra.

     Enquanto os profissionais não mudam essa visão míope da carreira, precisamos ajudá-los a se engajar melhor na empresa. Preparei 4 atitudes que tem sido aplicadas em diversas empresas pelo  mundo, como AB InBev (proprietária da AMBEV), Pixar, Facebook, P&G, Southwest Air Line, e outras.

 

     Como turbinar sua empresa

 

  • Dissemine a ideia da excelência

Se está difícil aplicar à sua equipe toda, faça como a P&G, que criou grupos chamados de bolsões de excelência para que praticasse a excelência nos seus serviços e atitudes e estimulou para que esse grupo contaminasse outros grupos e departamentos pela empresa. A AB InBev fez o mesmo para espalhar a Gentileza.

  • Comunique mais e de várias formas

     Alguns funcionários ficam sabendo mais sobre a empresa pelos jornais e boatos internos e externos do que pela própria empresa. É preciso se comunicar mais com a equipe, em reuniões,  informativos internos, cartas nos murais, é preciso andar mais pela empresa, tocar os funcionários, conhece-los mais, saber suas ansiedades, sonhos e dificuldades. As pessoas e a mídia podem confundir sua equipe. Diga a eles o sentido do trabalho deles e suas expectativas sobre eles.

  • Busque a satisfação com os líderes

     Nenhuma equipe embarca num ônibus em que não confia no motorista. Os líderes da empresa, em todos os níveis, devem buscar a satisfação da equipe. Sabemos que não dá para agradar a todos, mas precisamos de esforço, quando a equipe está satisfeito com o líder, ela se engaja onde e como ele pedir.

  • Desenvolva o orgulho pela empresa

     Quando a equipe entende a emoção que envolve a marca e a empresa ela se identifica melhor. Se ela sentir orgulho da empresa, ela fala bem dela, e assim é um ótimo meio de ter os melhores profissionais buscando fazer parte da equipe.

                  

     Agora que você já sabe como engajar sua equipe e turbinar o crescimento da sua empresa, entenda que essas atitudes não são as únicas nem vara de condão para resolver como um passe de mágica, é preciso treinamentos, palestras, disciplina e paciência dos líderes na implementação dessas atitudes. 

* Genilson Mariano é Diretor da GM7 Educação Corporativa, palestrante, tem ministrado treinamentos e palestras pelo Brasil, desde 2009. Especialista em Gestão de Pessoas e Docência Universitária, é Coach com certificação internacional. Escritor, autor do livro "Prepare-se para Vencer!" e co-autor do livro "A arte de se tornar um profissional cobiçado em Vendas", criador do treinamento VendEx 4.0, ex-professor do SENAC-Goiás, é professor nos cursos superiores e de pós-graduação na Faculdade Católica de Anápolis. Site: www.genilsonmariano.com.br