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O NOVO NORMAL PARA EQUIPES DE VENDAS - 11 ATITUDES PARA O AGORA

May 5, 2020

Palestrante Genilson Mariano - especialista em motivar equipes comerciais aponta 11 atitudes para os vendedores se adaptar e vender durante e pós isolamento social.

“Você deveria criar um livro com essas dicas, ajudaram muito a mim e minha equipe” disse o amigo Gerente Comercial, de uma empresa que atende o país inteiro. E aqui estou resumindo a conversa e o resultado de um estudo aprofundado sobre o novo comportamento do consumidor 4.0.

    O período de quarentena trouxe o futuro precocemente para o mundo todo, e a área comercial - seja das grandes multinacionais ou vendedores ambulantes precisou se adaptar. No início, achamos que seria passageiro, agora se tornou o novo normal, que já virou hábito e vai permanecer após o isolamento social, agora queremos encontrar tudo na internet, queremos atendimento personalizado, rápido e a um preço competitivo. Por isso, estou compartilhando algumas dicas para ajudar gestores e vendedores que precisam obter resultados melhores nesse período, pois muitas pessoas estão com dificuldades de realizar seus atendimentos.

Seguem 7 ações práticas que já comprovaram eficácia, no meu site você encontrará 4 dicas extras, vamos sacudir o bambuzal que vai cair mais vendas!

 

1. Crie uma Rotina Semanal

O que deveria acontecer nesta semana para que você diga foi muito produtiva? O que é mais importante que aconteça? O que é preciso ser feito todos os dias da semana? E 2 ou 3 vezes por semana? Uma vez? Todas essas perguntas vão direcionar você sobre o que deverá constar na sua rotina semanal. Inclua, por exemplo, o dia e horário ideal para postar seus anúncios nas redes sociais, e . Lembre-se de fazer isso para você ou de garantir que sua equipe saiba o precisa ser feito durante a semana.

 

2. Liste e estude os produtos que mais vendem e/ou os mais adequados para o período

Quais os campeões de vendas e margem lucrativa no seu negócio? É hora de otimizar o resultado investindo mais tempo, energia e dinheiro no que traz melhores retornos. Além disso, é preciso avaliar quais produtos tem sido mais demandado nesse período de quarentena, seja no combate ao vírus seja para lazer e distração para quem está em casa. Alimentos enlatados, doces, jogos, dobraram suas vendas nesse período.

 

3. Invista no digital, “ontem”

Se colocar o nome de alguns produtos que você vende no e o nome da sua cidade, você aparecerá na primeira página? Alguém está vendendo seu produto ou serviço totalmente produtos físicos diversos? Por que não você? Se o local do ponto físico era importante, agora você precisa ser encontrável.Se você vendedor ou sua empresa não tinha presença na internet, precisa correr para alcançar os medianos, se quiser ficar no topo é preciso “voar” para o mundo digital, investimento financeiro vai ajudar você a tirar a diferença do atraso. Um de nossos clientes da Consultoria Express sobre a digitalização do negócio disse uma vez Repense em como seu negócio poderia ingressar no formato digital ou como poderia melhorar sua presença, acredite, já estamos no novo normal.

 

4. Estude a concorrência

Por que alguns clientes têm preferido a concorrência? Eles conheciam sua empresa? Por que sua empresa é forte? Por que eles são fracos? É necessário refletir e ajudar sua equipe a visualizar esses “por quês”. Em meus treinamentos de vendas fazemos um laboratório com essas questões e os resultados são incríveis. Já vi vários vendedores e até gerentes comerciais dizendo que não imaginavam o impacto do debate sobre essas respostas e inclusive que entendeu exatamente o que precisavam fazer dali em diante. Estude a concorrência e prepare um plano de ação para ser melhor e fazer seus clientes perceberem isso.  (Atitude Extra)

 

5. Elabore conteúdo informativo

O que seus clientes não sabem sobre você ou sua empresa? O que eles precisam saber? Como seu produto/serviço “X” pode ajudar o cliente e ele nem imagina? A geração de conteúdo é uma realidade atual para torná-lo autoridade no assunto e/ou levar as pessoas até um de seus canais de atendimento. Pode ser um pequeno texto, vídeo de até 5 minutos, áudio/, ou um e-book como este. Para que dê resultado, ajude o cliente a resolver algo, ensine-o algo de valor, deixe-o curioso para saber mais. E então, diga como ele poderá saber mais, onde ele pode encontrar o item solucionador ou como ele pode tirar dúvidas com você. Indique um número ou um de contato.

 

6. Crie um perfil comercial no Instagram e facebook

Onde estão seus clientes? Como ajudá-los com dicas e fazê-los lembrar de você? Como despertar o interesse pelo seu serviço/produto? O Instagram e o Facebook têm ajudado em tudo isso. Se ainda não tem, abra uma conta, e siga as páginas que seus clientes gostam, páginas de seus concorrentes, tudo isso fará com que sua página apareça para o público certo. Ao renomear e descrever sua página, use algo relacionado a sua função ou às soluções que oferecem: Ex.: João- Serviços de reparo; Produtos Agrícolas -Daniele . Use uma descrição pequena com tópicos e 3 # relacionadas.E aí poste ao menos 1 vez ao dia conteúdo relevante na sua linha do tempo ou . O ou o do servem para tornar você, seu negócio mais familiarizado ao público. A cada 3 posts com publicidade, coloque algo mais leve, informal ou pessoal. Cuidado com os excessos. Se for repetir algo, apague o anterior. No Instagram, usar as funções de interatividade, aumenta o engajamento com seu negócio.

 

7. Divulgue produtos específicos nas plataformas de vendas

Quando seu cliente quer comprar algo pela internet, onde ele procura? Você está nas plataformas de vendas como OLX, do , grupo de vendas da sua cidade? Pesquisas recentes mostraram que um crescimento de 18,5% na primeira quinzena de abril 2020 nas vendas pela internet, e dessas, 40% compraram pela primeira vez. Acelera, vamos sacudir o bambuzal!

 

8. Estude o que não tem vendido e venda

Por que você não tem vendido alguns produtos específicos na empresa? Quais desses produtos complementam os que você já vende? Você deve saber que não vendemos o que não conhecemos, por isso, estudar novos produtos e ou aqueles que tem boa margem e que você não tem vendido tanto quantos outros do portfólio, ou tanto quanto outros vendedores vão ajudar a dar um salto nas suas vendas. (Atitude Extra) 

 

9. Faça um curso on line por semana

O que você precisa para crescer na empresa? O que precisa saber para resolver melhor um problema que surge com frequência? Quais as novidades do seu ramo? Qual assunto você tem prazer em aprender? Faça uma lista de até 10 cursos que precisa e/ou gostaria de fazer e busque o assunto no youtube. Você encontrará conteúdo interessantes e alguns te apresentarão um curso mais aprofundado sobre o assunto. Se preferir, vá direto às plataformas como Udemy, Hotmart, Venda Mais, Workshop e compre cursos on line de alto nível. (Atitude Extra) 

 

10. Liste seus key Accounts

Quem são os seus melhores clientes? O que eles têm em comum? Normalmente em todo negócio se aplica o famoso princípio de Pareto 80/20 – 80% do resultado é gerado por somente 20% dos clientes, eles são seus (Contas chaves). Após listado, é preciso entrar em contato com eles para estreitar o relacionamento, não para lhes mas para mostrar o que tem de novidade na empresa e o que tem feito para ajudar aos clientes nesse período. Vendas cairão. (Atitude Extra) 

 

11. Tome atitude AGORA

Nem um mapa te levará ao tesouro se você não seguir as orientações, cavar, bater em pedras e insistir na busca. Se faltava informações você tem várias agora. Muitos reclamavam da falta de tempo, outros que queria mais tempo com a família, agora você tem tudo isso, então tome atitude agora! Essas dicas já ajudaram muitos vendedores de diversos ramos, use-as e seja mais produtivo, use-as e venda mais. Porque agora, assim como ganhei a sua atenção, busque a atenção dos seus clientes.

 

    Enquanto essas dicas não viram um livro, espero que as coloque em prática agora, e entenda que nós, os clientes, temos um novo jeito de comprar, agora queremos mais rapidez e mais facilidades, por isso em tempos de quarentena, a atitude chave é produtividade!

 

E vamos sacudir o bambuzal que cai venda!

 

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* Genilson Mariano é Diretor da GM7 Educação Corporativa, palestrante, professor de pós-graduação, tem ministrado treinamentos e palestras para equipes comerciais pelo Brasil, desde 2009. Criador do treinamento VendEx 4.0. Veja Mais aqui

 

 

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